terça-feira, 23 de novembro de 2010

Absorvente Ecológico

Oi meninas... Tudo bem? Ontem eu tive um pequeno probleminha na internet aqui de casa, e não consegui postar o dia inteirinho L Mas hoje já esta tudo resolvido... ufaa!
 Fazendo minhas pesquisas pelo mundo da internet, li essa matéria bem interessante e um pouco complicada para o mundo em que vivemos atualmente, "PRÁTICO"...
Dêem uma olhadinha...




 "Reutilizável, absorvente ecológico é solução limpa
Bioabsorvente é feito com algodão e lavado após uso, evitando descarte
No passado, as mulheres ainda não haviam jogado a toalha. Antigamente, pedacinhos de tecido – geralmente algodão – cuidadosamente cortados seguravam o fluxo menstrual, permitindo que as mulheres desempenhassem suas atividades com tranquilidade. A indústria trouxe os absorventes higiênicos, solução prática para a mulher moderna, e as toalhinhas ficaram esquecidas. O porém é que o impacto ambiental dessa opção descartável é grande. Uma mulher pode consumir, somando todo seu ciclo menstrual, entre 10 mil e 15 mil absorventes compostos por elementos como papel e plástico.
Por isso é que, retomando o princípio das avós e bisavós, grupos que defendem posturas sustentáveis desenvolveram e comercializam os ecoabsorventes. O produto é produzido em lugares como a Morada da Floresta, com sede em São Paulo, e o ateliê catarinense Tudo é Arte, que produz o Lunas Bioabsorvente, desenvolvendo uma alternativa verde para “aqueles dias”.
Eles estão disponíveis em diversas estampas e cores, são confeccionados com algodão e têm os mesmos tamanhos das opções oferecidas no mercado. Também têm abas, mas sem cola, e fecham com um botão de pressão. Livres de substâncias bactericidas, fungicidas e fragrâncias, os ecoabsorventes não provocam alergia e são biodegradáveis. Basta enterrá-los que eles levam de seis meses a um ano para se decompor.
Dá mais trabalho?
Ao retirar o absorvente ecológico, a mulher não vai jogá-lo no lixo. É necessário lavá-lo, o que pode parecer um trabalho a mais, mas tanto a Morada da Floresta quando as mulheres que produzem o Lunas argumentam que vale a pena perder pouco tempo com isso que muito tempo tentando reparar os prejuízos ambientais mais adiante.
Segundo os fabricantes do absorvente verde, o procedimento não é mais complexo que lavar uma roupa íntima. Basta colocar o absorvente em uma bacia com água e esperar o sangue decantar. Depois, lavar com sabão de coco ou biodegradável e deixar secar. No caso de manchas mais firmes, um pouco de água oxigenada resolve. "
Andres Bruzzone Comunicação


Então meninas, não é novidade para ninguém que fralda descartável e absorventes são grandes contribuintes para a poluição, não é? Todas estamos conscientes do mal que estamos fazendo todos os meses em nosso ciclo menstrual.
Mas fica uma pergunta: Essa nova postura vai fazer com que nós mulheres, que temos uma vida corrida, cheia de coisas a todo momento para resolver, vamos passar a usar absorvente ecologicamente correto?
Contribuir para um mundo menos poluído é o mínimo que podemos fazer, mas será que estamos prontas para isso?
Não é uma coisa tão complicada, nem tão absurda! Vai chegar à hora em que teremos que tomar uma postura!

11 comentários:

  1. Fê, que legal essa materia!
    Mas polemica, eu por exemplo acho que não usaria...

    ResponderExcluir
  2. Senti falta de post ontem!
    Olha, pro bem de toda população eu vou usar qndo estiver a venda! acho que não é muito sacrificio, um pouco desconfortavel, mas vale a pena e depois acostuma né!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Linda linda... tava ne hora de colocar a foto né?!
    Pois é Fê, eu não sei sabe, acho que devemos ter uma postura, mas ate pra lavar as roupas aqui em casa é muito corrido.

    ResponderExcluir
  4. Gente é verdade, sabe que na correria do dia a dia eu acabo esquecendo desse lado poluidor nosso, eu vivo separando lixo aqui em casa pra ajudar no meio ambiente e na hora do absorvente nem me toco... que vergonha!
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir
  5. Olá, que lindo seu blog! Lindo e organizado!
    Qnto ao tema, eu com certeza vou usar!

    ResponderExcluir
  6. Fê adorei tua foto, linda... então, não sei sabe, nós estamos tão acostumadas com o prático que fica um pouco complicado. Mas a ideia é muito legal!

    ResponderExcluir
  7. não estou pronta para isso ainda :)
    Thalita

    ResponderExcluir
  8. Gurias, realmente é um assunto muito complicadinho pros nossos dias né? Hoje tudo é prático, rapido... Entendo a opinião de cada uma!!

    Beijos a todas;)

    ResponderExcluir
  9. Algumas pessoas dizem que não usam porque é nojento! tem tanta coisa que agente faz a dois e não acha nojento né? além do mais é sua intimidade, sua e demais ninguém.

    ResponderExcluir